SOBRE O DEPARTAMENTO DE RESÍDUOS SÓLIDOS
O Departamento Municipal de Resíduos Sólidos foi criado através da Lei Municipal nº 9.035, de 20 de janeiro de 2022, que alterou a Lei Municipal nº 5.663, de 12 de janeiro de 2009, que dispõe sobre a estrutura organizacional do Poder Executivo Municipal.
O objetivo desta alteração visa a promoção da gestão dos resíduos sólidos no âmbito do Município, além das questões relacionadas ao saneamento básico, que possui quatro eixos: tratamento e distribuição de água potável, coleta e tratamento de esgoto, drenagem urbana das águas pluviais, além da coleta e destinação adequada dos resíduos sólidos.
Além da gestão dos serviços de coleta de resíduos realizada no Município, o Departamento promove ainda ações de educação ambiental junto às escolas e comunidades, no intuito de informar, de forma contínua, a respeito da importância da separação dos resíduos - o Município conta com o serviço de coleta seletiva desde julho de 2020.
Atualmente a coleta seletiva é realizada no sistema porta a porta com o uso de um caminhão baú, e contempla todos os bairros da zona urbana do Município de Santo Antônio da Patrulha, uma vez por semana.
Além desta coleta, existem locais de entrega voluntária de resíduos recicláveis secos, onde é possível que o cidadão disponha seus resíduos passíveis de reciclagem. O recolhimento nestes pontos é realizado periodicamente.
A coleta comum, realizada com o uso de caminhões compactadores, também é realizada no sistema porta a porta, duas vezes por semana em cada bairro da zona urbana do município e uma vez por semana na zona rural.
Outro serviço disponibilizado é o recolhimento de resíduos volumosos - descartes de móveis e equipamentos domésticos inutilizados, por exemplo, e sua coleta é realizada conforme a demanda, mediante contato com o Departamento Municipal de Resíduos Sólidos - para a prestação deste serviço é necessário que o material esteja disponível na calçada do local de retirada, pois os prestadores do serviço não possuem autorização para entrar no imóvel. Após a disposição do material em local adequado o contribuinte pode entrar em contato com o Departamento, informando o endereço completo e com o envio de uma foto dos resíduos. Após este procedimento a solicitação é encaminhada ao prestador do serviço de recolhimento.
A coleta comum, ou convencional, é um serviço prestado atualmente pela COOPERBONJE, Cooperativa de Trabalho de Bom Jesus, CNPJ 45.781.131/0001-91.
A coleta seletiva é um serviço realizado no Município pela COOPERLAR - Cooperativa de Trabalho e Habitação Nosso Lar, CNPJ 03.375.521/0001-11.
Os roteiros e dias da coleta seletiva e da coleta comum podem ser consultados no menu "dias e horários das coletas" neste site, ou ainda junto ao Departamento de Resíduos Sólidos, através do telefone fixo (51) 3662-8441, pelo Whatsapp (51) 3662-8441 ou pelo e-mail residuossolidos@santoantoniodapatrulha.rs.gov.br.
Recentemente a administração municipal firmou contrato com local de destinação de resíduos da construção civil (materiais gerados em obras, reformas, reparos e demolições, incluindo tijolos, concreto, madeira, metais, solos e outros resíduos) e podas - o contribuinte pode fazer a destinação destes materiais diretamente no endereço, observando as características dos resíduos, evitando contaminações do solo e a disposição irregular de resíduos. O local para destinação de resíduos da construção civil e podas fica na Estrada Francelino Gabriel Flor, n.º 358, bairro Santa Teresinha - VALMOR BARCELLA - ME, CNPJ 06.228.024/0001-89
O descarte de resíduos eletrônicos pode ser feito junto aos materiais recicláveis, nos dias e horários estabelecidos, e em caso de dúvidas o Departamento Municipal de Resíduos Sólidos está à disposição para esclarecimentos.
O Município conta com um ponto de destinação de lâmpadas, através de logística reversa, localizada na Rua João Pedroso da Luz, nº 1577. Este descarte deve ser feito em local adequado, evitando a quebra deste material e consequentes contaminações.
Embalagens de medicamentos podem ser entregues diretamente no Posto Central, localizado na Rua Capitão Nunes Benfica, nº 43.
Descartes de óleo de cozinha podem ser entregues na sede da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, na Avenida Borges de Medeiros, nº 257 - este resíduo deve ser armazenado preferencialmente em recipientes plásticos, como por exemplo garrafas PET
