SOBRE O DEPARTAMENTO DE RESÍDUOS SÓLIDOS


O Departamento Municipal de Resíduos Sólidos foi criado através da Lei Municipal nº 9.035, de 20 de janeiro de 2022, que alterou a Lei Municipal nº 5.663, de 12 de janeiro de 2009, que dispõe sobre a estrutura organizacional do Poder Executivo Municipal.

O objetivo desta alteração visa a promoção da gestão dos resíduos sólidos no âmbito do Município, além das questões relacionadas ao saneamento básico, que possui quatro eixos: tratamento e distribuição de água potável, coleta e tratamento de esgoto, drenagem urbana das águas pluviais, além da coleta e destinação adequada dos resíduos sólidos.

Além da gestão dos serviços de coleta de resíduos realizada no Município, o Departamento promove ainda ações de educação ambiental junto às escolas e comunidades, no intuito de informar, de forma contínua, a respeito da importância da separação dos resíduos - o Município conta com o serviço de coleta seletiva desde julho de 2020.

Atualmente a coleta seletiva é realizada no sistema porta a porta com o uso de um caminhão baú, e contempla todos os bairros da zona urbana do Município, uma vez por semana.

A coleta comum, realizada com o uso de caminhões compactadores, também é realizada no sistema porta a porta, duas vezes por semana para cada localidade.

Outro serviço disponibilizado é o recolhimento de resíduos volumosos - descartes de móveis e equipamentos domésticos inutilizados, por exemplo, e sua coleta é realizada conforme a demanda, mediante agendamento junto ao Departamento de Resíduos Sólidos.

As coletas comum e seletiva, além do recolhimento de volumosos, são serviços realizados no Município pela COOPERLAR - Cooperativa de Trabalho e Habitação Nosso Lar, CNPJ 03.375.521/0001-11.

Os roteiros e dias da coleta seletiva e da coleta comum podem ser consultados no menu "dias e horários das coletas" neste site, ou ainda junto ao Departamento de Resíduos Sólidos, através do telefone (51) 3662-8441 ou pelo e-mail residuos.pmsap@gmail.com.

Para informações sobre o descarte de resíduos eletrônicos é possível esclarecer junto ao Departamento pelos meio de contato acima.

O Município dispõe de um ponto de recolhimento de lâmpadas, mediante parceria formalizada com a Redemac matriz, localizada na Rua João Pedroso da Luz, nº 1577.

Descartes de óleo de cozinha podem ser entregues na sede da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, na Avenida Borges de Medeiros, nº 257 - este resíduo deve ser armazenado preferencialmente em recipientes plásticos, como por exemplo garrafas PET.