Instruções - Acesso e Uso do Sistema Online de Licenciamento Ambiental

Processos que iniciaram pelo protocolo Físico deverão ter todos os documentos relacionados entregues na Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pecuária em formato físico.

Processo que serão protocolados pelo novo sistema Sysnova Ambiental, deverão ter todos os documentos relacionados enviados via sistema digital.

Manuais do Sistema:

Acesse AQUI o Manual com instruções sobre a Senha para acesso de Empreendedor/Cidadão;

Acesse AQUI o Manual com instruções sobre a Senha para acesso de Consultoria;

Acesse AQUI o Manual com as instruções de uso do sistema após o Login de Empreendedor/Cidadão(como fazer novas solicitações de documentos, cadastro de planilhas de resíduos e efluentes, alterações nos dados cadastrais);

Acesse AQUI o Manual com as instruções de uso do sistema após o Login de Consultoria (como cadastrar novos empreendedores, fazer novas solicitações de documentos, cadastro de planilhas de resíduos e efluentes, alterações nos dados cadastrais);


ATENÇÃO ESSE PASSO A PASSO ESTÁ SOFRENDO AJUSTES DEVIDO A IMPLANTAÇÃO DO SISTEMA ONLINE DE LICENCIAMENTO


1º - PASSO:

Você deve acessar o atalho ao sistema Online de Licenciamento Ambiental ou diretamente AQUI.


2º PASSO:


Identificar qual tipo de Login você precisa fazer no sistema:

- Se você for um técnico/consultor ambiental que está encaminhando ou acompanhando uma solicitação de documento para uma pessoa física ou jurídica, deverá acessar o sistema como CONSULTORIA.

- Se você estiver encaminhando ou acompanhando uma solicitação de documento em seu próprio CPF (Pessoa Física) ou então CNPJ (Pessoa Jurídica) deverá fazer o Login de EMPREENDEDOR/ CIDADÃO.


3º PASSO:

Independente da opção acima que você acessar, caso seja seu primeiro Login na Plataforma, deverá executar o seguinte procedimento:

- Digite seu CPF ou CNPJ (apenas Números) e aperte no botão Entrar;

A partir desse ponto, podemos ter 2 situações:

Primeira: o CPF/CNPJ que você inseriu ainda não consta no banco de dados, neste caso deverá acessar o botão "NÃO SOU CADASTRADO" e realizar seu cadastro e já poderá cadastrar sua senha.


Segunda: o seu cadastro já está no sistema da prefeitura, mas você ainda não cadastrou uma senha, neste caso deverá apertar em "RECUPERAR/CRIAR SENHA".

Importante: para que você consiga recuperar/cadastrar a senha, necessariamente você precisa ter um email vinculado ao cadastro do CPF/CNPJ no sistema. Este email precisa ser válido e estar acessível, pois o sistema gera um email automático com uma senha provisória e envia para esse endereço de email.

Se não receber o email, verifique também o SPAM ou lixo eletrônico da sua conta de email.
**Caso não tenha email vinculado ao CPF/CNPJ o sistema trará uma mensagem avisando (após clicar no Ok da função "Recuperar Senha" -> "você não possui E-mail Cadastrado no sistema"), ou ainda, caso o email para onde for enviada a senha provisória não esteja acessível, ou não seja mais utilizado, nesses 2 casos terás que fazer contato com o Meio Ambiente e solicitar a inclusão ou atualização do email.


Após o Login, sempre realize a atualização dos dados de Cadastro de Empreendedor e/ou Consultoria.


Caso a Consultoria realize o cadastro do Empreendedor, deverá ser vinculado um email do Empreendedor ao cadastro de Empreendedor, se necessário cadastrar mais de 1 email, o mesmo poderá ser feito separando as contas de email por ;

A consultoria que ficará vinculada ao processo/documento solicitado receberá todas as notificações no email constante no seu próprio cadastro.


Se tiver qualquer dúvida referente ao uso do sistema, faça contato com a Sysnova através do telefone: 051 3635.8396/ WhatsApp: 051 9.9676.5023 ou e-mail: contato@sysnova.com.br.
Horário de atendimento: 7:30 as 12:00 e 13:00 as 17:00.

Se tiver alguma dúvida referente a alguma questão ambiental, contate o Meio Ambiente, através do telefone: 051 3663.1947- Email: licenciamentoosorio@yahoo.com.
Horário de atendimento: 8h às 12h e das 13h30 às 17h30


4º PASSO:

Fazer uma nova solicitação/complementações e taxas:

Após o Login, acesse o Botão "NOVA SOLICITAÇÃO" e siga os passos preenchendo as informações de acordo com a sua solicitação. Faça o Download do Manual (link abaixo) para acessar o passo a passo.



Preencha todas as informações, anexe todos os documentos solicitados, isso agiliza o procedimento de análise e emissão do documento.


Feito isso, aperte no botão "Enviar" da Solicitação.


OBS.: Não serão analisados documentos que forem apresentados através de fotos. Os mesmos deverão ser DIGITALIZADOS ou salvos em formato PDF.

Não serão aceitas assinaturas coladas como foto no documento. A assinatura deverá fazer parte do documento (digitalizado) e igualmente salvo em PDF.

Enviada a solicitação, fique atento ao seu email, pois o Meio Ambiente, após analisar sua solicitação pode solicitar complementações, que serão registradas como Documentos Vinculados a sua solicitação. Você receberá um email informando que o processo foi devolvido ao Empreendedor/Cidadão ou Consultoria para complementações.

A Taxa de Licenciamento também é inserida no campo anexos e o processo é devolvido ao Empreendedor/Cidadão ou Consultoria para fazer o download do documento, proceder com o pagamento e anexar o comprovante de pagamento no sistema. Após inserir esse comprovante de pagamento (e anexar demais documentos, se for o caso), deverá apertar no botão "Reenviar" solicitação.

5º PASSO:


Aguardar a Emissão do documento:

A Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pecuária informa que a solicitação deve ser acompanhada através do sistema. Assim que o documento for emitido, ele já será publicado, e disponibilizado para download e consulta.


Após emitido o documento fica disponível para fins de transparência e consulta no Módulo Externo do sistema de gestão da Secretaria - ACESSE AQUI. Porém este documento não possui validade.

Apenas o documento físico contendo as assinaturas é Válido.