Reativando a página do DCUA
11/06/25 07:24

Estamos reativando a página do DCUA com as últimas ações feitas pelo Departamento de Controle Urbanístico e Ambiental.

Este departamento que não pára e que trabalha dia e noite, em sistema de plantões, conta com a extrema dedicação de seus 17 funcionários, atendendo todo o tipo de ocorrência na cidade, interior, balneários e costa (onde temos 162 km de extensão).
Questões ambientais, de fiscalização e de cuidado com nossa riquíssima biodiversidade (sim, porque para quem não sabe, Santa Vitória do Palmar é de uma natureza ímpar e que precisa ser cuidada), e maus-tratos aos animais, onde este último tem sido prioridade para o DCUA.
A área do município é de 5.206,977 km², o que o coloca na 5ª posição entre os 497 municípios do estado do Rio Grande do Sul em extensão territorial (Fonte: IBGE), e torna o nosso trabalho bem amplo.
Aqui, seguem apenas algumas das inúmeras ações nas quais o Departamento atua, com o intuito de informar a sociedade e solicitar à população que denunciem crimes ambientais, onde recaem inclusive, maus-tratos e poluição ambiental (Lei 9.605/1998). Algumas imagens são fortes.

Em fevereiro de 2025 atendemos um cão, que infelizmente, chegou até nós tarde demais. Depois de ser atropelado sem socorro pelo infrator, andou vagando cinco dias pela cidade com a mandíbula quebrada sem que ninguém (e aqui também fica o nosso protesto) lhe socorresse ou procurasse ajuda para o mesmo.

Em 26/05/2025 atendemos ocorrência de maus-tratos a um cão que tinha uma corda amarrada ao pescoço, a qual gerou uma ferida absurda. A dona foi conduzida a DP, onde responde por crime ambiental e o cão está em recuperação.

Em 04/06/2025, moradores denunciaram um homem que foi flagrado espancando um cachorro com um pedaço de madeira. A ação contou com com a rápida atuação do DCUA e da Brigada Militar, que sempre é nossa parceira em ocorrências diversas.
Após o flagrante, o infrator foi conduzido a DP, onde recebeu voz de prisão pela autoridade policial e foi encaminhado ao presídio municipal.
O cão, vítima das agressões, foi imediatamente recolhido pela equipe do DCUA, e está sob cuidados.
Esse caso demonstra a importância da denúncia e da rápida ação das autoridades locais.

Desde janeiro de 2025 foram atendidas 142 ocorrências de maus-tratos pelo DCUA.
Infelizmente estas ocorrências ainda são as mais frequentes, mas nem só no combate da maldade humana, atuamos.

No dia mundial do meio ambiente, 05/06/2025, o DCUA, em ação conjunta com a escola São Carlos, realizou o plantio de nove palmeiras na praça Gal. Andrea, no centro da cidade, com a ideia de reproduzir os antigos currais de palmas, muito utilizados para contenção dos animais durante as tropeadas, sendo que ainda existem esses currais preservados nas estâncias do município.

Também tivemos um dia de ação de graças na escola Aresmi Tavaresonde foram plantadas 5 mudas na escola e distribuídas em torno de 200 mudas à comunidade.
Em prosseguimento as ações alusivas ao junho verde, no dia 06/06/2025, realizamos o plantio de mudas nas escolas Oriete Garcia e Castelo Branco respectivamente, ambas escolas municipais, onde foram plantadas 8 mudas de árvores.





Equipe DCUA











Como fazer Denúncia Ambiental
28/04/22 07:37

Se você tem dúvidas sobre as denúncias ambientais, bem como o que pode ser denunciado, por quem e para quem, clique aqui e acesse a cartilha elaborada pela Fundação Estadual de Proteção Ambiental e que explica de forma didática tudo que envolve a temática.

E lembre-se, para fazer uma denúncia ambiental em Santa Vitória do Palmar, basta entrar em contato com o Departamento de Controle Urbanístico e Ambiental através do telefone/WhatsApp (53) 99937-4826.


Justiça Federal destina veículo para uso provisório da Fiscalização Ambiental
08/04/22 10:17

A Justiça Federal destinou um veículo para uso provisório da Fiscalização Ambiental, sendo que este havia sido apreendido pela Polícia Federal, e será de grande utilidade para dar maior agilidade às demandas ambientais.


CONSTATAÇÃO DE CRIME AMBIENTAL
09/03/22 04:24


Na manhã de hoje, o Departamento de Controle Urbanístico e Ambiental e a Polícia Federal realizaram operação conjunta na Barra do Chuí, onde constatou-se que indivíduo que já vinha sendo investigado estava realizando mineração clandestina de areia e intervenção em APP em área da União.

Constatado o flagrante, a retroescavadeira e o caminhão foram apreendidos e o indivíduo conduzido até a sede da Polícia Federal.


Faça sua denúncia anônima de infração/crime ambiental através do WhatsApp (53) 99954-4563.


Balneários aptos para banho
21/12/21 03:51


A Balneabilidade das águas, dos Balneários do Estado do Rio Grande do Sul, vem sendo realizados pela FEPAM - Fundação Estadual de Proteção Ambiental Henrique Luiz Roessler – RS, desde o verão de 1979/1980. Este estudo é que define a capacidade do local de propiciar qualidade recreativa nas águas, com segurança à saúde e à vida dos banhistas, são diversos os fatores e critérios que o definem, em síntese tudo o que pode interferir na quantidade de bactérias presentes na água definem se ela é própria ou imprópria.
Em nosso município, os Balneários Barra do Chuí e Hermenegildo, e Porto de Santa Vitória do Palmar, foram considerados aptos para banho pela Fepam. Logo, nosso dever enquanto cidadãos santa-vitorienses, é ajudar a cuidar e manter esses padrões, para podermos continuar usufruindo dos nossos balneários.


Época de Migração de animais marinhos, faça sua parte!
20/10/21 03:38
ÉPOCA DE MIGRAÇÃO DE ANIMAIS MARINHOS, FAÇA SUA PARTE!

O aparecimento de cetáceos (golfinhos, botos e afins)e de outros animais marinhos nas praias (mortos ou vivos) é um fenômeno frequente nas nossas praias, e intensifica-se em diversas épocas do ano, sendo que um animal encontrado vivo pode ser reabilitado e devolvido ao mar, por isso, a primeira coisa a fazer é entrar em contato imediatamente com os órgãos ambientais competentes: (continuar lendo)



21 DE SETEMBRO, DIA DA ÁRVORE.
21/09/21 04:42
Neste dia, vamos lembrar a importância da arborização urbana?

Porque cuidar e manter a árvore em frente a sua casa:

Uma das funções da arborização que acompanha o sistema viário é seu préstimo como corredor ecológico, interligando as áreas livres vegetadas da cidade, como praças e parques. Além disso, em muitas ocasiões, a árvore na frente da residência, confere a esta uma identidade particular e propicia o contato direto dos moradores com um elemento natural significativo, considerando todos os seus benefícios. (continuar lendo)

Resgate um pinguim-de-magalhães nas proximidades do Farol do Albardão
16/08/21 04:56

Na tarde de ontem, durante ação de Fiscalização foi resgatado um pinguim-de-magalhães nas proximidades do Farol do Albardão, sendo que o animal já foi encaminhado ao CRAM-Rio Grande (Centro de Recuperação de Animais Marinhos).

O diagnóstico aponta que o animal está magro e debilitado, mas com prognóstico positivo.


CRAS Pinhos ganha muda de Erva Mate
06/08/21 03:03

Na tarde de ontem foi plantado no CRAS Pinhos um espécime de erva-mate, sendo que a muda foi doada pela empresa 3 Tentos!


EMPRESA AMIGA DO MEIO AMBIENTE
29/07/21 04:59
 Foi assinado na tarde de hoje o Edital de Chamamento para que as empresas que tiverem interesse participem gratuitamente do Programa e ganhem o Certificado de Empresa Amiga do Meio Ambiente. Mais informações através do telefone (53)3263-3828, ou diretamente no Departamento de Controle Urbanístico e Ambiental.

Edital completo: Acesse AQUI


Operação conjunta visando verificar a possível ocorrência de crimes e infrações ambientais na Lagoa Mirim
21/06/21 10:19
Departamento de Controle Urbanístico e Ambiental e Brigada Militar resgatam filhote de capivara em cativeiro
25/03/21 02:52
Animais de Estimação - Posse Responsável
07/12/20 10:23
Cuidados com os Animais Marinhos
19/11/20 02:22




Contador de Acessos
Desde 19/11/2020:

contador de acessos