Instruções - Acesso e Uso do Sistema Online de Licenciamento Ambiental


Processos que iniciaram pelo protocolo Físico deverão ter todos os documentos relacionados entregues na Secretaria Municipal de Meio Ambiente em formato físico.

Processo que serão protocolados pelo novo sistema Sysnova Ambiental, deverão ter todos os documentos relacionados enviados via sistema digital.

Manuais do Sistema:

Acesse AQUI o Manual com instruções sobre a Senha para acesso de Empreendedor/Cidadão;

Acesse AQUI o Manual com instruções sobre a Senha para acesso de Consultoria;

Acesse AQUI o Manual com as instruções de uso do sistema após o Login de Empreendedor/Cidadão(como fazer novas solicitações de documentos, cadastro de planilhas de resíduos e efluentes, alterações nos dados cadastrais);

Acesse AQUI o Manual com as instruções de uso do sistema após o Login de Consultoria (como cadastrar novos empreendedores, fazer novas solicitações de documentos, cadastro de planilhas de resíduos e efluentes, alterações nos dados cadastrais);



ATENÇÃO ESSE PASSO A PASSO ESTÁ SOFRENDO AJUSTES DEVIDO A IMPLANTAÇÃO DAS SOLICITAÇÕES ONLINE DE LICENCIAMENTO AMBIENTAL

1º - PASSO:

Você deve acessar o atalho ao sistema Online de Licenciamento Ambiental ou diretamente AQUI.




2º PASSO:

Identificar qual tipo de Login você precisa fazer no sistema:

- Se você for um técnico/consultor ambiental que está encaminhando ou acompanhando uma solicitação de documento para uma pessoa física ou jurídica, deverá acessar o sistema como CONSULTORIA.

- Se você estiver encaminhando ou acompanhando uma solicitação de documento em seu próprio CPF (Pessoa Física) ou então CNPJ (Pessoa Jurídica) deverá fazer o Login de EMPREENDEDOR/ CIDADÃO.

 3º PASSO:


Independente da opção Acima que você acessar, caso seja seu primeiro Login na Plataforma, deverá executar o seguinte procedimento:

 - Digite seu CPF ou CNPJ (apenas Números) e aperte no botão Entrar;

A partir desse ponto, podemos ter 2 situações:

Primeira: o CPF/CNPJ que você inseriu ainda não consta no banco de dados, neste caso deverá acessar o botão "NÃO SOU CADASTRADO"  e realizar seu cadastro e já poderá cadastrar sua senha.


Segunda: o seu cadastro já está no sistema da prefeitura, mas você ainda não cadastrou uma senha, neste caso deverá apertar em "RECUPERAR/CRIAR SENHA".

Importante: para que você consiga recuperar/cadastrar a senha, necessariamente você precisa ter um email vinculado ao cadastro do CPF/CNPJ no sistema. Este email precisa ser válido e estar acessível, pois o sistema gera um email automático com uma senha provisória e envia para esse endereço de email. 

Se não receber o email, verifique também o SPAM ou lixo eletrônico da sua conta de email.    

**Caso não tenha email vinculado ao CPF/CNPJ o sistema trará uma mensagem avisando (após clicar no Ok da função "Recuperar Senha" -> "você não possui E-mail Cadastrado no sistema"), ou ainda, caso o email para onde for enviada a senha provisória não esteja acessível, ou não seja mais utilizado, nesses 2 casos terás que fazer contato com o Meio Ambiente e solicitar a inclusão ou atualização do email.


Após o LOGIN de Consultoria, a mesma deverá apertar sobre o botão ALTERAR MEUS DADOS (conforme ilustrado na imagem abaixo) e deverá ATUALIZAR SEUS DADOS DE CADASTRO.


 


Após o LOGIN de Empreendedor/Cidadão, o mesmo deverá apertar sobre o botão ALTERAR DADOS CADASTRAIS (conforme ilustrado na imagem abaixo) e deverá ATUALIZAR SEUS DADOS DE CADASTRO.




Se tiver qualquer dúvida referente ao uso do sistema, faça contato com a Sysnova através do

Telefone: 0513635.8396 / WhatsApp: 051 9.9676.5023 ou através do e-mail: contato@sysnova.com.br

Horário de atendimento: 7:30 às 12:00 e 13:00 às 17:00.


Se tiver alguma dúvida referente a alguma questão ambiental, contate o Meio Ambiente, através do
Telefone: 055 3522.0420 / WhatsApp: 055 9.9612.2072 - Email: semma@trespassos.rs.gov.br

Horário de atendimento: 08h às 11h30 e 13h30 às 17:30



4º  PASSO:

Fazer uma nova solicitação/complementações e taxas:


Após o Login, acesse o Botão "NOVA SOLICITAÇÃO" e siga os passos preenchendo as informações de acordo com a sua solicitação.

Faça o Download do Manual para acessar um passo-a-passo:

Manual para o acesso como Empreendedor.

Manual para acesso como Técnico/Consultor Ambiental. 



Ao fazer uma nova solicitação, será necessário preencher o formulário eletrônico.


É possível iniciar o preenchimento das informações do formulário, salvar, e prosseguir em outro momento. Quando o formulário estiver completamente preenchido, é necessário apertar sobre o botão Finalizar. Caso algum campo seja de preenchimento obrigatório, e ainda não possua informações, esses serão destacados em Vermelho.


Preencha todas as informações, anexe todos os documentos solicitados, isso agiliza o procedimento de análise e emissão do documento. 

Feito isso, aperte no botão "Enviar" da Solicitação. 

OBS.: 

Não serão analisados documentos que forem apresentados através de fotos. Os mesmos deverão ser DIGITALIZADOS ou salvos em formato PDF. 

Não serão aceitas assinaturas coladas como foto no documento. A assinatura deverá fazer parte do documento (digitalizado) e igualmente salvo em PDF.


Enviada a solicitação, fique atento ao seu email, pois o Meio Ambiente, após analisar sua solicitação pode solicitar complementações, que serão registradas como Documentos Vinculados a sua solicitação. Você receberá um email informando que o processo foi devolvido ao Empreendedor/Cidadão ou Consultoria para complementações.

Taxa de Licenciamento também é inserida no campo anexos e o processo é devolvido ao Empreendedor/Cidadão ou Consultoria para fazer o download do documento, proceder com o pagamento e anexar o comprovante de pagamento no sistema. Após inserir esse comprovante de pagamento (e anexar demais documentos, se for o caso), deverá apertar no botão "Reenviar" solicitação.

A cada "Envio/Reenvio" será gerado de forma automática um comprovante que é inserido no campo Anexos.


5º PASSO:

Aguardar a Emissão do documento:

O Órgão Ambiental do Município de Três Passos realizada a assinatura digital de todos os documentos emitidos.

Desta forma, para acompanhar a emissão do documento solicitado, o Empreendedor/Cidadão ou Consultoria deve acompanhar sua solicitação através do sistema.

Assim que o documento for emitido, ele já será publicado, e disponibilizado para download e consulta no Módulo Externo do sistema de gestão de licenciamento ambiental - ACESSE AQUI

O documento só será válido se possuir assinatura digital.