DESCARTE DE RESÍDUOS ELETRÔNICOS
22/12/2023 a 22/01/2024

Os equipamentos elétricos e eletrônicos são cada vez mais utilizados para diferentes funções e diversas atividades, sendo diariamente manuseados. Sua durabilidade é variada e outras vezes são substituídos por mais modernos. Como consumidores temos um papel importante no descarte correto dos mesmos.

Os elétricos e eletrônicos são formados por diversos e diferentes componentes: plástico, vidro, alumínio e outros elementos químicos; destes elementos, alguns são tóxicos. Se descartados de maneira incorreta, esses itens podem contaminar o solo e os lençóis freáticos, colocando em risco a saúde pública, as plantas e os animais.

Enquanto o equipamento eletrônico estiver vedado, ele não apresenta risco à saúde e nem à natureza, podendo ser utilizado em residências e escritórios sem nenhuma preocupação. O perigo acontece quando esses aparelhos tem seus componentes violados e manipulados de forma incorreta, inclusive existe o risco de ocorrer descargas elétricas.

Esse tipo de resíduo precisa ter a sua destinação final de forma correta, não sendo depositado em aterros ou jogado em algum terreno, na coleta seletiva urbana ou entregue para coletores não qualificados. Os resíduos eletrônicos devem ser descartados em locais autorizados ou enviados para empresas, entidades e cooperativas preparadas para fazer a sua coleta, transporte, separação e manipulação.

Data: 22/12/2023 a 22/01/2024 Onde levar: Prefeitura Municipal (pré-coleta) Itens: computadores, notebooks, impressoras, servidores, mouses, cabos, equipamentos de áudio e vídeo, monitores, televisores, equipamentos de refrigeração, fogões, micro-ondas, eletroportáteis periféricos, celulares, máquinas fotográficas, baterias automotivas, chuveiros, ar condicionados, outros com características similares.


Manejo Florestal
Acesse o Sistema pelo Link: